0

Receita Quibe Assado

quinta-feira, 2 de julho de 2015

INGREDIENTES
Para a Massa:
1/2 kg de carne moída (patinho);
1 1/2 xícara de chá de trigo fino;
1 xícara de chá de folhas de hortelã fresca;
1 cebola;
1/4 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora;
1 1/2 colher de chá de sal;
5 pedras de gelo;
Para o Recheio:
1/2 kg de carne moída (capa de filé);
2 cebolas médias picadas;
1/4 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora;
1/4 colher de chá de canela;
1/2 colher de chá de de sumac;
1/2 colher de chá de páprica defumada;
3 colheres de sopa de salsinha picada;
2 colheres de sopa de azeite;
1/2 xícara de chá de nozes ou pinoles;
2 colheres de sopa de manteiga;
1 colher de chá de sal;
Requeijão (opcional);
PREPARO

Comece preparando o recheio. Pique as nozes grosseiramente deixando algumas para decoração (se usar pinoles não precisa picar). Derreta 1 colher de manteiga em um frigideira e junte as nozes, deixando por cerca de 5 minutos ou até as nozes estarem douradas. Reserve.

Utilizando a mesma frigideira coloque o azeite e a manteiga e assim que esta derreter coloque a cebola picada e refogue até que ela fique transparente. Adicione a carme moída, o sal, a pimenta, a canela, o sumac e a páprica e refogue até que a carne fique bem dourada. Experimente para ver se precisa de mais tempero, desligue o fogo e acrescente a salsinha e as nozes (ou pinoles).

A segunda parte é fazer a massa. Pra começar é preciso deixar o trigo de molho na água por cerca de 15 minutos (mas vale ler as instruções da embalagem pois algumas marcas exigem menos ou mais tempo). Depois de transcorrido o tempo esprema bem pra tirar o máximo de líquido.

Corte a cebola em pedaços grandes e junte no processador com todos os ingredientes, inclusive o trigo. Bata até obter uma mistura homogênea. Reserve.

Vale falar de algumas peculiaridades que encontrei quando preparei a massa: (a) No meu caso eu tenho um processador pequeno então acabei batendo em várias levas; (b) Uma adaptação que fiz na segunda vez que preparei esta receita foi deixar metade do trigo fora do processador, misturando-o à massa ao final. A consistência fica bem diferente e gostosa. Vai da sua preferência; (c) O ideal é você utilizar um processador, pois ele ajuda a deixar uma consistência mais lisa e distribui os ingredientes de forma mais uniforme. Mas se não tiver não fica tão ruim misturar tudo à mão. Nesse caso peça ao açougueiro pra moer a carne duas vezes, pique muito bem a cebola e a hortelã e dispense o gelo. O gelo ajuda a manter a carne fresca (que pode esquentar com a fricção do processador) e umedecer um pouco (se achar que o quibe está muito seco enquanto mistura à mão coloque algumas colheres de água bem gelada).

Passe um pouquinho de azeite no fundo de uma forma para untar. Distribua metade da massa na forma com as mãos úmidas e em seguida coloque todo o recheio espalhando uniformemente. Eu amo requeijão e por isso coloco algumas bolinhas sobre o recheio mas isso é opcional. Espalhe o restante da massa e com uma faca marque a superfície. Coloque um fio de azeite por cima e leve ao forno à 200 C por cerca de 20 minutos ou até que ele esteja dourado. Se quiser pode decorar com algumas nozes por cima, mas recomendo que coloque no quibe quando ele estiver quase pronto (depois de uns 15 minutos), pra não ter perigo das nozes queimarem com o calor alto do forno.

Fonte: http://weshareideas.com.br/blog
Receita da Chef: Patrícia Cochoni que escreve no Blog Passagem Gastronômica



0 comentários:

Postar um comentário

Algumas imagens foram tiradas da internet ou feitas por mim, caso o autor não seja citado, citado errado, e se sinta lesado,fico inteiramente a disposição para correção, colocando os devidos créditos ou a retirada do material do ar.