Bem verde e amarelo, inspirado na Copa do Mundo, rs. Esta receita é ótima para as noites frias que estamos enfrentando – até no Rio de Janeiro! Aliás, tenho postado algumas dicas de caldos bem diferentes por aqui, para aquecer o peito e alegrar o paladar. :)
Se você quiser ver outras dicas de caldos para inverno, veja a seção “Caldos e sopas” aí ao lado direito do blog.
Você vai precisar de:
- 5 mandioquinhas (ou batatas baroa grandes)
- 200 ml de água
- Cerca de 20 folhas de espinafre (separe as maiores)
- 300 g de peito de frango
- 2 col. (chá) rasas de cominho
- 3 dentes de alho amassados
- 1 cebola pequena cortada em cubinhos
- 1 fio de azeite extra virgem
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Salsa e cebolinha (opcional)
Preparo:
Lave as mandioquinhas e cozinhe-as até que fiquem tenras. Retire as cascas e bata no liquidificador com a água (pique as mandioquinhas em pedaços pequenos para facilitar). Tempere com sal (usei 1 colher de chá rasa) e duas pitadas de pimenta do reino. Reserve o creme.
Lave bem as folhas de espinafre. Deixe-as de molho em uma solução de água e água sanitária por cerca de 20 minutos (para cada litro de água, 1 colher de sopa de água sanitária). Enxague a verdura e corte as folhas em tiras de espessura média. Reserve.
Limpe o frango. Corte-o em cubinhos e tempere também com sal e pimenta do reino (por isso, você não deve exagerar no tempero do creme de mandioquinha). Em uma panela, aqueça o azeite e acrescente o frango. Deixe a carne dourar e adicione o alho. Mexa um pouco, deixe o alho dourar e adicione a cebola.
Quando a cebola estiver tenra, adicione o espinafre, mexa rapidamente e junte o creme de mandioquinha. Misture e deixe ferver para manter o caldo bem quente. Pronto! Se achar que está muito grosso, basta adicionar mais água. Se necessário, ajuste o tempero.
Na hora de servir, pode salpicar salsa e cebolinha sobre o caldo. Fica ótimo!